Primeiro programa em C com o Dev-C++

Bem-vindo ao seu primeiro programa em linguagem C no Dev-C++. Antes de prosseguir, talvez seja interessante acessar esta página pelo arquivo aloMamae.zip. Se a conexão estiver lenta, algumas das muitas figuras podem não ser carregadas. O arquivo zip contem uma versão menos atualizada, mas com todas as figuras.

Instalação do Dev-C++

O Dev-C++ é um ambiente de programação (IDE - sigla em inglês que significa Ambiente Integrado de Desenvolvimento), ele torna a atividade de programar mais simples. Um ambiente de programação é um programa que se integra com diversos outros programas necessários para o desenvolvimento de programas. Ele é constituído de um editor de texto inteligente que reconhece elementos da linguagem de programação e, às vezes, contem auxílios para automatizar a escrita de códigos muito usados. Um compilador para compilar o arquivo com o código fonte e gerar um arquivo com o programa executável. No caso do Dev-C++, o compilador pode ser um pré-instalado ou o MinGW GCC. Um depurador de programas, em inglês, debugger, que serve para encontrar erros de lógica nos programas. No caso do Dev-C++ é usado o GDB. Todas estas ferramentas/programas são livres e podem ser obtidas na Internet sem custos.

Existem muitos outros ambientes de programação disponíveis pela Internet, alguns são de código aberto e livres e outros são comerciais. Um ambiente muito interessante é o Eclipse que serve para muitas linguagens e outras aplicações. Alguns IDEs não são de código aberto, mas livres até certo ponto, procure na Microsoft e na Borland exemplos de compiladores/ambientes de programação livres. O Dev-C++ é um produto razoalvelmente popular, o que justificou a sua escolha. Mas, ele não tem sido atualizado já há algum tempo e alguns internautas sugerem o uso do wxDev-C++ no lugar dele. Além de mais atual, o wxDev-C++ procura oferecer uma programação visual. Isto facilita a programação de aplicações para sistemas de janelas como o MS Windows. Como este tipo de programação é muito complexo para ser abordado num primeiro curso de programação vamos continuar com o Dev-C++.

Baixe o arquivo a partir do site da Bloodshed. Certifique-se de escolhe a versão completa com o compilador caso você já não tenha um compilador instalado.

Imagem da opção certa incluindo o GCC.
Figura 1 - Escolha a opção com o compilador, se você já não tiver um instalado.

Link para baixar Dev-C++ da sourceforge.net

Ao executar o Dev-C++ pela primeira vez, é conveniente ajustar sua aparência e a linguagem default que será usada nos programas. Para que a ele tenha a aparência abaixo:


Figura 2 - Topo da janela do Dev-C++ já com a aparência nova.

Da barra de menu, selecione Tools->Environment Options, deselecione a opção de usar C++ como default na primeira ficha e na segunda ficha faça as selecões abaixo:


Figura 3 - Opções do menu Tools->Environment options, segunda aba. Se preferir, troque também a língua para português brasileiro.

Primeiro programa

Como já é usual desde que o livro "The C Programming Language", de Kerninghan e Ritchie foi publicado, vamos começar com um programa que imprime a significativa mensagem Alo, Mamae! na tela de console, janela DOS.

Isto permite introduzir os seguintes conceitos inerentes a programas na linguagem C:

O código fonte do programa aloMamae.c pode ser encontrado seguindo o link ou copiado abaixo (o arquivo original contem comentários que você deveria ler):

#include <stdio.h>

int main() {
  printf("Alo, Mamae!\n");
  return 0;
}

Para testar este programa com o Dev-C++, é conveniente aprender a criar um projeto C e colocar este código nele.

Antes de começarmos, vamos preparar nosso ambiente de trabalho. É útil criar um diretório no seu computador para colocar seus programas. Para já irmos nos familiarizando com a interface de linha, para quem estamos escrevendo os nossos programas, você deve abrir uma janela DOS e mudar para o volume lógico onde será criado o seu diretório de trabalho. A figura 4 mostra como isto é feito para o nosso exemplo.


Figura 4 - Comandos de DOS para criar o diretório de trabalho no volume U:.

Observe que, normalmente, seu computador não tem um volume lógico U: como o meu. Use o disco, ou o dispositivo que lhe for mais conveniente para trabalhar. Os nomes dos diretórios sugeridos acima não são obrigatórios.

Agora que os diretórios estão criados, vamos criar um projeto no Dev-C++. Clique no botão para criar um novo projeto, figura 5 (a). Selecione o tipo de aplicação a ser desenvolvida, Console Application, a linguagem de programação, C Project, e o nome do projeto, figura 5 (b). Finalmente, escolha o diretório onde os arquivos do projeto serão armazenados, aquele que foi criado na figura 4.


(a) Criaçao do projeto.

(b) Escolha do tipo de aplicação (console), linguagem (C) e nome do projeto.

(c) Escolha do diretório do projeto.
Figura 5 - Criação de novo projeto.

O Dev-C++ preenche já um código que normalmente você vai precisar para testar/rodar o seu programa em consoles do MS Windows. Como indica a figura 6.


Figura 6 - Prenchimento automático do arquivo fonte pelo Dev-C++.

Como já temos nosso código fonte, podemos nos desfazer desde arquivo, provisoriamente chamado de main.c, vide figuras 7 (a) e (b). Salve o código fonte do aloMamae.c no diretório aloMamae e adicione este arquivo ao projeto conforme mostra a figura 7 (c) e (d).


(a) Acione o botão para remover um arquivo do projeto.

(b) Escolha o arquivo a ser removido.

(c) Acione o botão para acrescentar um arquivo ao projeto.

(d) Escolha o arquivo a ser acrescentado.

(e) Escolha do arquivo para ser editado.
Figura 7 - Troca do arquivo fonte.

Ou use o procedimento mais simples de copiar o conteúdo da página do arquivo do seu navegador, selecione todo o texto automático do main.c e cole por cima o texto copiado. Em seguida, salve o main.c com o nome aloMamae.c.

Compilação e execução

Agora precisamos compilar este arquivo fonte. Isto pode ser feito clicando no botão de compilação conforme a figura 8 (a). Durante a compilação, aparece a janela da figura 8 (b). Ao final da compilação, a janela deve estar igual à figura. Em particular, os campos Errors e Warnings devem estar com o valor 0. Se não, olhe na aba de Log o erro, ou o aviso, e corrija seu código para eliminá-lo. Feche a janela de compilação. Se você abrir uma janela do Explorer para o diretório aloMamae, você verá que agora tem um arquivo aloMamae.exe, resultante da compilação.


(a) Botão para compilar o projeto.

(b) Compilação bem sucedida do projeto.
Figura 8 - Compilação projeto.

Não tente rodar o programa clicando nele, veja a advertência abaixo. Volte para a janela DOS que você usou para criar os diretórios e execute o programa a partir da linha de comando como mostra a figura 9.


Figura 9 - Execução do programa.

Advertência: Ao rodar este programa pelo sistema de janelas do MS Windows clicando no seu icone, você vai fazer com que o MS Windows crie uma janela DOS para rodar o programa, execute o programa e feche a janela depois que o programa terminou. Na maioria dos computadores novos, isto se passa tão rápido que você pode nem perceber que ele rodou. É por esta razão que o Dev-C++ já incluiu no código de novos projetos a chamada da função system() com o argumento "PAUSE" que provoca uma parada antes do término do programa para que o usuário do sistema de janelas possa ver o resultado do programa. Se você quiser, use o system("PAUSE"). Mas lembre-se de contar para o compilador onde estão as definições necessárias para usar esta função:
Insira um #include <stdlib.h> no início do arquivo fonte, na linha seguinte ao stdio.h, como o Dev-C++ tinha feito no main.c que eliminamos, vide figura 6 acima.