APRESENTAÇÃO DO LIVRO
 

 

LINKS PARA COMPRAR O LIVRO

APRESENTAÇÃO DO LIVRO

"Escrito por Paulo Roberto Leite, maior especialista no tema do pais, este livro traz tudo o que um estudante ou profissional precisa saber sobre logística reversa de maneira clara, lançando mão de inúmeros exemplos e estudos de caso voltados para nossa realidade. O seu lançamento no ano de 2003 como o primeiro livro na biblioteca da América do Sul e o terceiro na biblioteca mundial, foi considerado um lançamento de um "livro seminal", pelo desbravamento desta área, pela profundidade nas definições e categorizações inéditas por ele adotadas para os diversos aspectos da Logistica reversa. Desta forma torna-se o mais citado e consultado na área e tem sido atualizado com as pesquisas e novos casos que o tornam versátil e adequado para o publico academico e profissional por envolver as perspectivas da Teoria - Prática e Estratégias aplicadas à Logística Reversa. Agora com a 3ª edição pela Editora Saraiva com novos capítulos e atualizada em todos os seus casos e práticas, confirma-se a sua importancia para a biblioteca brasileira.

      Apresentação da 3ª edição
O termo genérico "Logística Reversa", contrariamente há algumas décadas atrás, tem sido falado e escrito com muita frequência nos dias atuais deixando de ser um "desconhecido", até pelo público em geral, embora muitas vezes com denominações e conceituações pouco adequadas. No âmbito empresarial e acadêmico esta visibilidade revela-se nos dois campos de atuação da logística reversa, definidos neste livro como de pós-venda e de pós-consumo.
A presença do termo na mídia em geral, na produção cientifica de todas as áreas de conhecimento, e pela sociedade, tem sua origem, como temos enfatizado, pela grande quantidade e variedade de produtos visando satisfazer aos diversos micro segmentos de mercado. Segmentos de produtos para diferentes etnias, idades, costumes, preferências e/ou restrições alimentares, entre outros aspectos. Produtos com reduzido ciclos de vida mercadológico e com todas estas variedades propiciam rápida obsolescência nos estoques de empresas e ensejam descarte como usados, requerendo complexos sistemas logísticos para o equacionamento de seu retorno e reaproveitamento inteligente - a Logística Reversa - .
Dentre as mudanças observadas é sua visão empresarial estratégica e holística. Esta visão amplia-se para o projeto do produto, para as negociações visando o equacionamento adequado dos produtos; para as legislações ambientais correlatas; para o relacionamento nas cadeias direta e reversa, para maior eficiência de suas operações. Dessa maneira, torna-se uma potente ferramenta estratégica de competitividade empresarial, quando sua atuação é utilizada principalmente sob a forma de agregação de valor econômico ou de obediência a legislações, ou de reforço de marca e imagem empresarial.
Esta evolução constante perceptível nos mercados brasileiros, sob diferentes perspectivas, tem exigido natural e sistematicamente novas pesquisas, sugerindo a edição desta presente 3ª edição do livro, que procura capturar as atualizações e novas visões deste novo momento brasileiro da Logística reversa.
Desta forma, realizamos uma profunda revisão em todos os capítulos e introduzimos novos que se fizeram necessários, atualizamos e introduzimos novos casos e quadros de logística reversa na prática, mantendo o nosso objetivo de simplicidade e busca do entendimento destas novas condições brasileiras, além de manter quanto possível os aspectos históricos do livro, que caracterizaram as edições anteriores e sobretudo a sua origem como um dos primeiros na bibliografia mundial.
Procuramos conservar nesta 3ª edição a mesma linha das anteriores, utilizando-nos basicamente da pesquisa e vivência empresarial, além da preocupação em não alterar substancialmente a estrutura do livro em sua análise da Logística Reversa nos canais reversos de pós-venda e de pós-consumo. Esta opção pelo estudo em capítulos distintos destas duas categorias deve-se ao fato de ter se tornado uma "marca seminal" do livro, além de sua aceitação junto aos leitores, sendo usada em todas as obras nacionais tanto na academia como nas empresas e merecendo uma enorme quantidade de citações.
O livro mantém, desta forma, suas características de "livro seminal" na visão acadêmica, concebidas desde de sua 1ª edição em 2003, ou seja, pelo seu ineditismo, por ser lastreado em pesquisas, propor teorias, definir conceitos, classificar categorias, elaborar dimensões de análise do assunto abordado, estabelecer limites conceituais da área e propor o relacionamento com outras áreas do conhecimento, que o classificam como tal.
.
Foram incorporados, também, novos casos de logística reversa de setores empresariais no Brasil: de uma cadeia de fast-food, de reaproveitamento de lixo eletroeletrônico, casos inéditos de logística reversa de pós-venda, entre outros. Introduzimos, ainda, o capítulo exclusivo sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), editada em agosto de 2010, que representa um marco importante para a logística reversa de pós-consumo no cenário brasileiro, discutindo suas diretrizes e as decisões de logística reversa que se impõem para o cumprimento dessa política, assim como as condições de regulamentação para seu cumprimento.
Esperamos que esta nova edição tenha a mesma recepção que as anteriores e que possa complementar os conhecimentos de executivos, empresários, acadêmicos em geral, governos, associações e sindicatos setoriais, entidades diversas e o leitor interessado em conhecer os diferentes aspectos do retorno de produtos não consumidos ou já consumidos, permitindo-lhes encontrar não somente os conceitos básicos como também as práticas empresariais necessárias às suas atividades

Apresentação da 2ª edição do livro

A alta visibilidade atual da Logística Reversa pode ser explicada pela grande quantidade e variedade de produtos indo para o mercado visando satisfazer a seus diversos micro-segmentos. Produtos com reduzidos ciclos de vida mercadológicos são elaborados para satisfazer a pessoas de sexo diferentes, de diversas idades e etnias, em diferentes localizações geográficas, com costumes diversos, entre outros aspectos, o que propicia rápida obsolescência, complexos sistemas logísticos de distribuição e controle, bem como o aumento de produtos de pós-consumo a serem retornados. Nestes últimos anos a Logística Reversa experimentou grande transformação deixando de ser uma área operacional para se transformar em uma área de estratégica empresarial. Em todas partes do mundo, e aí se inclui o Brasil, o escopo da Logística Reversa tem sido ampliado para além de da visão de operações logísticas de retorno de produtos de pós-venda e de pós-consumo, embora muitas vezes decisivas e de maior importância, para uma visão mais holística preocupando-se também com as diversas formas de inibição à eficiência dos canais reversos.
  A Logística Reversa em sua visão atual preocupa-se com o projeto do produto visando o seu reaproveitamento sob diferentes formas, com as legislações ambientais restritivas ao retorno dos produtos do mercado, com o relacionamento dos players das cadeias direta e reversa, com o desenvolvimento de condições mais adequadas à melhor agregação de valor de diversas naturezas, com o destino final dos produtos, entre outros aspectos, que envolvem outras áreas e ambientes empresariais. Desta maneira a Logística Reversa torna-se uma potente ferramenta estratégica de competitividade empresarial, quando sua atuação é utilizada sob a forma de agregação de valor econômico, ou de obediência a legislações, ou de reforço de marca e imagem empresarial.
A importância da Logística Reversa pode ser avaliada pelo grande de publicações em geral em todas as partes do globo, pela oferta de serviços especializados em diversas áreas da Logística Reversa, pelos recursos disponibilizados em suas atividades, pelas preocupações registradas na mídia em geral, pelos cursos especializados, pela criação de entidades especializadas no exterior e no Brasil, entre outros argumentos.
Este interesse empresarial e acadêmico pelo livro, que condensa conceitos e práticas ao mesmo tempo, o tornou obra obrigatória nas bibliotecas acadêmicas, nas empresas, junto a consultores e executivos de administração de empresas, logística, meio ambiente, engenheiros, etc.. Tem sido citado em todos os tipos de publicações no país evidenciando o crescente interesse da Logística Reversa em todas as partes do globo.
Justo portanto será acrescentar nesta nova edição as mais recentes pesquisas empreendidas pelo autor, versando sobre diferentes perspectivas de estudo da Logística Reversa, as contribuições de inúmeras empresas atuando no Brasil, o crescente número de artigos científicos, a crescente quantidade de informações oriundas da Europa e Estados Unidos.
Em vista da aceitação da estrutura organizada do livro manteve-se substancialmente a estrutura principal original acrescentando-se os novos conhecimentos de pesquisas realizadas e práticas empresariais observadas no mercado brasileiro e em outros países, apresentando novos decisivos e importantes casos brasileiros de Logística Reversa em diversificados setores e ao mesmo tempo complementando e atualizando os dados da primeira edição.
Entendemos que a divisão da obra, tratando o estudo dos canais reversos de pós-consumo e pós-venda em separado, embora com os conhecidos entrelaçamentos de atividades que muitas vezes ocorrem, continua sendo uma forma eficiente e inédita de exposição da Logística Reversa. Esta estrutura também foi conservada por entendermos que facilita a compreensão e mantém a lógica dos caminhos diferentes no retorno dos produtos, o que não é encontrada em outras obras da bibliografia mundial. Além disto as recentes pesquisas permitiram desenvolver com maior detalhe alguns setores da Logística Reversa ainda pouco conhecidos, como os canais reversos de remanufatura, os aspectos do "lixo eletrônico" e do retorno do e-commerce, sob as diversas dimensões e categorias.
Foram introduzidos novos casos de Logística Reversa em importantes setores empresariais nesta nova edição, como o dos defensivos agrícolas, pneumáticos, reparos e consertos, são apresentados apêndices que podem auxiliar pesquisas e estudos sobre Logística Reversa tornando-se modelos de análise de cadeias reversas sob diferentes óticas, medidas de nível de estruturação da Logística Reversa em empresas e um panorama extensivo de pesquisa sobre as políticas empresariais de Logística Reversa de empresas atuando no Brasil.
Esperamos que esta nova edição tenha a mesma recepção e que possa complementar os conhecimentos de executivos, empresários, acadêmicos em geral, governos, associações e sindicatos setoriais, entidades diversas e o leitor interessado em conhecer os meandros do retorno de produtos não consumidos ou já consumidos, permitindo-lhes encontrar não somente os conceitos básicos como também as práticas empresariais necessárias às suas atividades

Apresentação da 1ª edição

A Logística Reversa e o estudo dos Canais de Distribuição Reversos, uma nova área da Logística Empresarial, tem o seu foco principal no exame dos fluxos reversos, ou seja, naqueles que fluem no sentido inverso da cadeia direta, a partir dos produtos descartados como pós - consumo ou dos produtos de pós - venda, visando agregar-lhes valor de diversas naturezas, através da reintegração de seus produtos, componentes ou materiais constituintes ao ciclo produtivo e de negócios. O referencial bibliográfico neste campo de atividade é raro e disperso, não apresentando portanto sistematização de conhecimentos, classificações, definições, uma visão abrangente e didática, dos principais conceitos de Logística Reversa e dos Canais de Distribuição Reversos dos bens industriais de utilidade, e principalmente de suas relações com outras áreas como o Marketing Ambiental e Gestão Ambiental, a Estratégia e Ética Empresarial e a Tecnologia de Materiais.
         Esta carência bibliográfica mundial, e em particular no Brasil, nos animou a uma série de pesquisas acadêmicas, incluindo extensa e diversificada variedade de materiais e produtos, realizadas em associações de classe, sindicatos, empresas da cadeia direta e reversa, entidades de reciclagem de materiais, serviços públicos, ONGs, entre outras no país, coletando informações de suas publicações e anais, entrevistando diretamente os diversos agentes envolvidos, empresários e executivos de empresas produtoras, distribuidoras, operadores logísticos, prefeituras, processadores de sA idéia central portanto é a de apresentar e sistematizar os principais conceitos de Logística Reversa envolvidos no retorno e revalorização destes diversos tipos de bens, examinar a organização empresarial dos canais de distribuição reversos e as diferentes etapas que caracterizam o retorno dos bens de pós - consumo e de pós -venda, evidenciando a importância da Economia Reversa atual e seu potencial. Analisa-se desta forma os principais objetivos estratégicos da organização reversa: os Econômicos e mais recentemente os Ecológicos e Legislativos, bem como o importante impacto dos fatores Tecnológicos e Logísticos nestas organizações, através da exploração da revalorização destes bens sob diferentes perspectivas e as suas interações. Procura-se demonstrar que a inclusão da Logística Reversa na reflexão estratégica das organizações constitui-se em uma nova e diferenciada visão de operação empresarial, resultando em melhoria de competitividade, apreciáveis retornos financeiros e consolidação de sua imagem corporativa.
         Esperamos que preenchendo a lacuna de uma referência bibliográfica brasileira neste setor possamos contribuir para uma melhor compreensão desta área a empresários, executivos, professores universitários, acadêmicos em geral, órgãos públicos, organizações de classe empresarial e ONGs.
         Aos empresários e executivos em empresas que visem estender sua atuação de Qualidade Total e Ética Empresarial ao Meio Ambiente e à sua rede de negócios, antecipando-se às obrigações legais ou através do cumprimento de legislações ambientais existentes, o livro oferece a percepção das excelentes oportunidades estratégicas e dos riscos crescentes que o impacto dos produtos ao meio ambiente causam à imagem corporativa.
         Aos professores e alunos universitários oferece o primeiro referencial bibliográfico no idioma português apresentando novos, atualizados e sistematizados conceitos em uma forma didática destinados aos cursos de Administração de Empresas, Engenharia, Economia, Gestão Ambiental, em cadeiras como Logística Empresarial, Estratégia Empresarial, Administração de Materiais e da Produção, Marketing e Gestão Ambiental, bem como em cursos correlatos de Reciclagem e Gestão de Resíduos Sólidos.
         Às organizações de classe empresarial, associações e sindicatos de empresas, oferece uma nova fonte de consulta e uma referência de benchmarking, através dos inúmeros e diversificados exemplos e casos apresentados tanto ao longo do livro, e às ONGs o livro deve oferecer um novo subsídio e incentivo à ações futuras.
         Aos órgão públicos o livro oferece uma fonte de referência que deverá auxiliar a difícil missão de intervir parcimoniosamente na conciliação dos interesses envolvidos nos canais reversos.
ucatas, industrias de reciclagem, entre outros.